New Activity
Play Fill in the Blanks Game
A forma de energia mais usada nas ____________________ , nas ____________________ e no comércio é a elétrica . Assim , estudar como obter energia elétrica equivale a examinar todo o problema energético . Hoje , temos várias formas de ____________________ diferentes fontes de energia em energia elétrica . Em seguida , listamos cinco dessas formas .
A geração hidrelétrica ( geração de energia elétrica a partir do ____________________ das águas ) consiste , na maior parte das vezes , na utilização da queda de água de um rio para movimentar ____________________ , que vão acionar um gerador que , por sua vez , vai gerar a energia elétrica .
A geração ____________________ ( geração de energia elétrica a partir do calor ) segue sempre um mesmo princípio : queimar um ____________________ para produzir calor , que gera vapor para movimentar turbinas , que acionam um gerador de energia elétrica . Esse combustível pode ser um derivado de ____________________ , carvão , madeira , ____________________ ____________________ , bagaço de cana , entre outros . Mais comumente , no Brasil , são usados óleos ____________________ e gás natural .
A geração ____________________ ( geração de energia elétrica a partir do vento ) ainda é um pouco cara , mas , nas regiões em que os ventos são intensos ou constantes , pode ser uma boa opção . As modernas ____________________ de vento são formadas por um conjunto de ____________________ ligadas a um eixo e a um ____________________ elétrico . Com elas , a energia dos ventos é convertida em energia elétrica .
A geração ____________________ ( geração de energia elétrica a partir do calor produzido pela ____________________ nuclear ) produz calor pela fissão nuclear para gerar vapor , que movimenta turbinas , que acionam um gerador de energia elétrica . Esse tipo de geração de energia elétrica também faz parte do grupo das usinas termelétricas .
A geração solar ou ____________________ ( geração de energia elétrica a partir da luz do sol ) usa células solares feitas de um material chamado ____________________ para produzir energia elétrica . Esse efeito é chamado de fotovoltaico porque na interação com as células solares de silício , a luz , ao ser ____________________ , se converte em energia elétrica .
É importante ressaltar que a ____________________ - ____________________ utilizada nas termelétricas é bem diversificada . Enquanto nas usinas termonucleares ( ou simplesmente ____________________ ) , o aquecimento da água é produzido pela fissão nuclear , uma reação que ocorre no ____________________ ____________________ de um elemento ____________________ ( geralmente o ____________________ ) , nas demais termelétricas ( ditas convencionais ) , o calor é produzido pela queima de um combustível ( ____________________ ) , que pode ser o gás natural , o carvão mineral e o diesel ou ____________________ ( derivada de organismos vegetais , como a lenha , o óleo ____________________ , o ____________________ e o ____________________ ) para realizar o mesmo processo : obter energia elétrica a partir da movimentação de turbinas pelo aquecimento ( ____________________ ) da água . Assim , as termelétricas têm em comum o fato de todas aquecerem água até a vaporização , apesar de utilizarem matérias - primas diferentes . É o vapor , resultante desse processo , que move as turbinas .