New Activity
Play Crossword Puzzle
1 Festividade onde os homens começam por zurrar, a imitar um burro.
2 Rolo de fita de papel colorido que se costuma atirar desenrolando-se, na altura do Carnaval (pl.)
3 São homens vestidos de forma ridícula ou de mulheres mas, horrivelmente mal-amanhados e feios. Um dos símbolos do Carnaval de Torres Vedras.
4 Os bonecos de figuras humanas com 3,5 a 4 metros de altura, típicos das festas populares portuguesas, romarias e cortejos de carnaval.
5 Padres, freiras, bispos e cardeais. Há discursos, homilias, testamentos, certidões de óbito lidas em voz alta. Há marcha fúnebre, carpideiras que choram e muito povo a assistir. Estas são algumas das personagens que incorporam o cortejo do Enterro que, seria um protesto tradicional contra a igreja que proibia o consumo total de carne durante a Quaresma mas que abria uma exceção a todos os que comprassem a bula, indulto que só servia os mais abastados. A maioria do povo socorria-se do peixe mais barato.
6 Do latim carne, vale! «Adeus, carne!» - Que significava literalmente, despedida da carne. Três dias de festejo que precediam o início da Quaresma, nos quais quase tudo era permitido pois era esperado pela Igreja que as pessoas excluíssem nos 40 dias seguintes não apenas a carne, mas também as tentações carnais, pecados e luxúrias.
7 Pedacinhos de papel de várias cores e formas que as pessoas atiram umas às outras no Carnaval e noutras festividades como a Passagem de Ano.
8 Do latim Introitus, que significa entrada; neste caso entrada na Quaresma.
9 Produto alimentar que era arremessado "nos tempos da outra senhora".
10 Invadem as ruas das aldeias fazendo o máximo de barulho, procurando expurgar males, purificar e dar umas “chocalhadas” nas raparigas solteiras. Personagens típicas das festividades de Trás-os-Montes e Alto Douro
11 Tradição Carnavalesca, que consiste na apresentação de 2 ou mais grupos de homens que em verso e acompanhados à guitarra, vão ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer relatar alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade portuguesa. Idêntico às Paródias.
12 Desfile de carros alegóricos, típico no Carnaval
13 Produto alimentar que é "tipicamente" arremessado - muito utilizado por jovens.
12
6
10
8
11
4
13
2
1
3
9
5