New Activity
Play Fill in the Blanks Game
Cada ____________________ de nosso corpo tem uma função específica mas também , uma atividade " comunitária " trabalhando de maneira integrada com as demais células . É como se as células dividissem o trabalho entre si , garantindo a execução de inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida .

MEMBRANA ____________________ : é uma película que envolve a célula e a protege . Também controla o que entra e sai da célula . Isto deve - se a sua constituição lipoprotéica , ou seja , é formada uma camada de proteína ( hidrofílica ) entre duas camadas lipídicas ( hidrofóbicas ) .
Chamamos de permeabilidade seletiva a essa capacidade de escolher o que entra ou sai da célula .

____________________ : Também chamado de Citosol , é maior porção da célula e o que a preenche .
Têm consistência de gel , que é chamado de hialoplasma . e contém as organelas .
As principais organelas são as seguintes :

____________________ são organelas membranosas e que têm a forma de bastão . Elas são responsáveis pela respiração celular . É o que permite conseguir energia contida nos alimentos que será então , utilizada na realização das mais diversas atividades .

GLICOSE + OXIGÊNIO ? GÁS CARBÔNICO + GLICOSE

____________________ são organelas que não são membranosas responsáveis pela ____________________ ( síntese ) de ____________________ , de extrema necessidade para o organismo .
Eles podem estar livres no citoplasma ou aderidos ao retículo endoplasmático .

RETÍCULO ____________________
Formado por um conjunto de canais e bolsas achatadas . Possui várias funções , mas as principais são o ____________________ e a distribuição de substâncias na célula .
Os retículos endoplasmáticos podem apresentar - se de duas formas : Com ribossomos aderidos à sua superfície e daí chamados de Retículo Endoplasmático ____________________ ou sem ribossomos , chamados então de Retículo Endoplasmático ____________________ .

COMPLEXO DE ____________________
É a organela celular que ____________________ parte das ____________________ produzidas numa célula , e que serão utilizadas posteriormente .

____________________
São organelas que possuem substâncias necessárias à ____________________ ____________________ . Quando a célula engloba partículas que precisam ser digeridas , ocorrem 2 tipos de processos :
Pinocitose ( se a partícula for líquida ) ou Fagocitose ( se a partícula for sólida ) .
Ambas acontecem com o auxílio dos lisossomos .

____________________
São estruturas cilíndricas formadas por microtúbulos . Participam da ____________________ celular , " orientando " o deslocamento dos cromossomos .
Normalmente cada célula possui um par , disposto de forma perpendicular , ou seja , em forma de T .

____________________ : é a maior estrutura da célula e é nele que estão os ____________________ . Os cromossomos contém os genes , ou seja , o material ____________________ que comanda as atividades celulares .
O núcleo é o portador dos fatores hereditários e também o regulador do metabolismo celular .