New Activity
Play Quiz
1. 
(IFCE) Ao longo do século XIX e início do século XX, o Nacionalismo constituiu-se numa grande força política capaz de mobilizar povos na luta pela unidade territorial e pela afirmação de valores e tradições nacionais. Qual desses movimentos nacionalistas NÃO fez parte do contexto de disputas imperialistas que antecederam a I Guerra Mundial?
A.
a) O revanchismo francês – provocado pela derrota na Guerra Franco-Prussiana, alimentava o nacionalismo militarista dos franceses aliado ao ódio contra os alemães.
B.
b) O pan-eslavismo russo – advém do dever assumido pelo governo russo de proteger os povos eslavos do domínio do império Austro-Húngaro e Turco-Otomano, que tinham domínios nos Bálcãs.
C.
c) O expansionismo sérvio – adotado após a independência da Sérvia, em 1878, que pretendia aumentar o seu território, reivindicando a província da Bósnia-Herzegovina, então em poder do Império Austro-Húngaro.
D.
d) O movimento sionista – tinha por objetivo estabelecer uma comunidade autônoma de judeus na Palestina, berço do judaísmo, mas já ocupada por árabes-palestinos.
2. 
A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve como consequências:
A.
a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças.
B.
b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.
C.
c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e retração do capitalismo.
D.
d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e anexação da Áustria.
3. 
O contexto europeu do final do século XIX e início do XX relaciona-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial porque
A.
a) a Primeira Revolução Industrial desencadeou uma disputa, entre os países europeus, por fontes de carvão e ferro e por consumidores dos excedentes europeus.
B.
b) a unificação da Itália rompeu o equilíbrio europeu, pois fez emergir uma nova potência industrial, rival da Grã-Bretanha e do Império Austríaco.
C.
c) o revanchismo alemão, devido à derrota na Guerra Franco-Prussiana, fez a Alemanha desenvolver uma política militarista e expansionista.
D.
d) a corrida imperialista, com o estabelecimento de colônias e áreas de influência na África e na Ásia, aumentou as rivalidades entre os países europeus.
4. 
O equilíbrio da ordem política internacional entre as nações europeias, rompido com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), fundamentava-se no(a)
A.
a) fim da política de compensações territoriais praticada pelas nações imperialistas em seu processo de expansão mundial.
B.
b) enfraquecimento do nacionalismo em virtude da ascensão das democracias liberais nos países europeus.
C.
c) sistema de alianças que agrupavam as potências europeias em dois blocos políticos, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entende.
D.
d) autoridade política da Liga das Nações em arbitrar os conflitos internacionais e situações de beligerância entre seus países membros.
5. 
"O clima internacional na Europa era carregado de antagonismos que se expressavam na formação de alianças secretas e de sistemas de alianças, tornando a ameaça de uma guerra inevitável. O desenvolvimento desigual dos países capitalistas, a partir do século XIX, levara países que chegaram tarde à competição internacional, como a Alemanha, a reivindicarem uma redivisão do território econômico mundial. Cada vez mais aumentou a rivalidade pela luta por mercados consumidores de produtos industriais, pela aquisição de matérias-primas fundamentais e por áreas de investimento." AQUINO, Rubim Leão de et al. "História das sociedades: da Moderna à Contemporânea". Rio de Janeiro: Record, 2000. No sistema de alianças, às vésperas da I Guerra Mundial, estavam a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, compostas, respectivamente, pelos seguintes Estados-nações:
A.
a) Alemanha, Áustria-Hungria e Rússia e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, Itália e França.
B.
b) Alemanha, Áustria-Hungria e Itália e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, França e Rússia.
C.
c) Alemanha, Rússia e Itália e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, Áustria-Hungria e França.
D.
d) Alemanha, Áustria-Hungria e Inglaterra e, na defesa de interesses antagônicos, Itália, França e Rússia.
6. 
Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das origens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. Assinale a alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial.
A.
a) A crise do Marrocos, o Pan-eslavismo russo, a ascensão de Lênin, a partilha da África e da Ásia, e o surgimento da Liga das Nações.
B.
b) A ascensão militar dos EUA, o fascismo, o desemprego, a partilha da África, o neocolonialismo e o desmembramento da Tchecoslováquia.
C.
c) O Anschluss, a Política de apaziguamento, a crise da Etiópia, a formação do Eixo, a Conferência de Versalhes.
D.
d) O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo.
7. 
No interior do sistema de alianças que caracterizava a diplomacia dos conflitos entre as potências imperialistas no começo do século XX, a Inglaterra abandonou a política do "esplêndido isolamento" da era vitoriana (1837-1901), consolidando, através da Tríplice Entente, de 1907, sua aproximação com
A.
a) a Itália e a França.
B.
b) a Rússia e a Áustria.
C.
c) os Estados Unidos e a Rússia.
D.
d) a França e a Rússia.
8. 
Sobre a unificação da Itália (1870) e da Alemanha (1871), analise as afirmativas abaixo: I - Os movimentos liberais, que nesses países assumiram um aspecto fortemente nacionalista, tiveram importante participação no processo de unificação. II - A ausência de guerras ou revoltas marcou a unificação italiana e alemã. III - O processo de unificação acelerou o desenvolvimento do capitalismo na Alemanha e na Itália, o que resultou em disputas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial. _-_-_-_Assinale a alternativa correta.
A.
a) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
B.
b) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
C.
c) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
D.
d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
9. 
(Unesp) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se
A.
a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.
B.
b) a desestabilização da sociedade européia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.
C.
c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.
D.
d) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.
10. 
Sobre o imperialismo do século XIX são feitas as afirmações abaixo. I- Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira. II- Esteve associado à disputa entre as nações industriais por mercados consumidores. III- Estimulou a política econômica mercantilista dos estados absolutistas. IV- Manteve acesa a crença da superioridade européia em relação aos povos colonizados. V- Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial. _-_-_-_-_ Quais estão corretas?
A.
a) Apenas I, II, III e IV.
B.
b) Apenas I, II, IV e V.
C.
c) Apenas I, II, III e V.
D.
d) Apenas I, III, IV e V.