New Activity
Play Quiz
1. 
(Fgv) O principal objetivo da Segunda Diáspora grega (VIII-VI a.C.) foi:
A.
a) solucionar o problema da concentração da propriedade territorial;
B.
b) conter os conflitos separatistas emergentes nas colônias;
C.
c) solucionar o problema comercial entre as diferentes cidades-estado e as colônias;
D.
d) incentivar o comércio Oriente/Ocidente;
2. 
(G1) A partir do século V a.C., na Grécia Antiga, ocorreu um grande desenvolvimento nos campos da arte, da filosofia e da democracia ateniense. Sobre a democracia de Atenas, é CORRETO afirmar que:
A.
a) a palavra "demos", que significa genericamente "povo", se referia a todos os habitantes de Atenas.
B.
b) a palavra "demos" relaciona-se somente aos homens livres e filhos de atenienses.
C.
c) participavam do espaço público grego os escravos, os estrangeiros e as mulheres casadas com cidadãos gregos.
D.
d) a participação da mulher ocorria de forma efetiva nas assembleias.
3. 
(Mackenzie) Sobre as Guerras Médicas, confronto entre as cidades-estados gregas e a Pérsia, é correto afirmar que:
A.
a) Atenas foi obrigada, no decorrer da 5 guerra, a se unir à liga Lacedemônia, submetendo-se ao comando de uma oligarquia que se caracterizou pelo chamado governo dos trinta tiranos.
B.
b) os gregos organizaram uma união militar da polis gregas comandadas por Atenas, a Confederação de Delos, em que várias cidades-estados deveriam fornecer recursos a serem depositados no templo de Apolo da Ilha de Delos.
C.
c) no episódio chamado "A retirada dos dez mil", Ciro, o jovem, foi derrotado na luta sucessória contra Artaxerxes e os gregos, contratados como mercenários na Babilônia, a seu serviço, foram obrigados pelos persas a se retirar.
D.
d) sob a liderança da cidade-estado de Esparta, as polis gregas organizaram a Confederação do Peloponeso, objetivando manter com a Pérsia relações políticas e comerciais.
4. 
Puccamp) Esparta constitui, em matéria de organização social, a grande exceção na Grécia Antiga, em virtude de sua estrutura oligárquica e militarista. Quanto ao caráter dessa estrutura, pode-se afirmar que
A.
a) uma intensa permeabilidade social possibilitava até servos e escravos chegarem à condição de cidadãos.
B.
b) a educação visava ao desenvolvimento físico e à destreza, indispensáveis ao soldado, e estendia-se a todas as categorias sociais.
C.
c) uma minoria social - os hilotas - detinha o usufruto das terras agrícolas e recebia uma educação destinada a formar bons soldados.
D.
d) o grupo menos numeroso da sociedade detinha os privilégios sociopolíticos e integrava o exército da cidade-Estado dos 20 aos 60 anos.
5. 
(Puccamp) Os países ocidentais herdaram traços significativos da democracia da Grécia Antiga. No período clássico da história dessa civilização:
A.
a) a democracia dominou o mundo grego, destruindo as estruturas oligárquicas das cidades-estado e abolindo a luta de classes, principalmente em Atenas.
B.
b) o ideal democrático surgiu na cidade de Atenas, mas foi em Esparta que esse ideal pode ser difundido entre todas as classes sociais, em razão da sua organização militar.
C.
c) a conquista de direitos políticos pelos atenienses contribuiu para que Atenas se distanciasse dos conflitos e da luta entre as cidades-estado, pela hegemonia grega.
D.
d) os princípios da democracia ateniense apresentavam traços de universalismo, porém excluía grande parte de seus habitantes do direito de participação direta na vida política.
6. 
(Prof. Alfredo) Na Grécia antiga a invasão dos dórios provocou:
A.
a) A primeira Diáspora.
B.
b) A formação da burguesia grega
C.
c) A invasão dos macedônios.
D.
d) A cultura helenística.
7. 
(Prof. Alfredo) A Guerra do Peloponeso era um conflito entre duas cidades Estado e suas respectivas aliadas, que cidades foram essas?
A.
a) Atenas e Tebas.
B.
b) Atenas e Beócia.
C.
c) Esparta e Atenas.
D.
d) Dórios e Aqueus.
8. 
02. (UNITAU) As cidades Estado, base da organização política que caracterizou o povo grego,
A.
a) mantinham política comum.
B.
b) eram politicamente autônomas.
C.
c) possuíam princípios religiosos antagônicos.
D.
d) possuíam uma organização econômica solidária.
9. 
(Ufrn) O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente,
A.
a) de natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
B.
b) acessível a todas as classes sociais por ter característica familiar e monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.
C.
c) portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manual dedicado às divindades, o que permitia enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
D.
d) de caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outras religiões e outros cultos.
10. 
O período da história grega, baseada em narrativas épicas como a ilíada e odisséia ficou conhecida como:
A.
a) Helenístico
B.
b) Homérico
C.
c) Clássico
D.
d) Arcaico