New Activity
Play Quiz
1. 
"Andando e conversando, chegaram à estrebaria de um alquilador, na porta do Corpo Santo. O padre alugou uma mula, subiu para o albardão, Vou a S. Sebastião da Pedreira ver a minha máquina, queres tu vir comigo, a mula pode com os dois, Irei, mas a pé, que é o caminho da infantaria, És um homem natural, nem cascos de mula nem asas de passarola, É assim que se chama a sua máquina, perguntou Baltasar," Entre quem é esta conversa?
A.
Baltasar e Blimunda
B.
Padre Bartolomeu e Baltasar
C.
Baltasar e o pai
2. 
Completa a frase ""Sete-Sóis ouvira com atenção. Olhou o desenho e os materiais espalhados pelo chão, a concha ainda informe, sorriu, e, levantando um pouco os braços, disse, Se Deus é ... e fez o universo, este homem sem mão pode atar a vela e o arame que hão-de voar..
A.
cego
B.
surdo
C.
maneta
3. 
Completa o texto "para a máquina, faltando o vento na atmosfera trabalharão os foles e voaremos, e tu, Blimunda, lembra-te de que são precisas pelo menos .... mil vontades,".
A.
duas
B.
três
C.
quatro
4. 
"Porém, hoje é dia de alegria geral, porventura a palavra será imprópria, porque o gosto vem de mais fundo, talvez da alma, olhar esta cidade saindo de suas casas, despejando-se pelas ruas e praças, descendo dos altos, juntando-se no Rossio para ver justiçar a judeus e cristãos-novos, a hereges e feiticeiros, fora aqueles casos menos correntemente qualificáveis, como os de sodomia, molinismo, reptizar mulheres e solicitá- las, e outras miuçalhas passíveis de degredo ou fogueira." A que celebração se refere esta passagem do texto?
A.
Procissão
B.
Tourada
C.
Auto de fé
5. 
Identifica o recursos expressivo presente neste excerto "Lisboa cheira mal, cheira a podridão, o incenso dá um sentido à fetidez, o mal é dos corpos, que a alma, essa, é perfumada.".
A.
Comparação
B.
Ironia
C.
Personificação
6. 
"D. Maria Ana, como razões acrescentadas de recato, tem a mais a maníaca devoção com que foi educada na Áustria, e a cumplicidade que deu ao artifício franciscano, assim mostrando ou dando a entender que a criança que em seu ventre se está formando é tão filha do rei de Portugal como do próprio Deus, a troco de um convento.".A que plano da ação da obra se vê referida neste excerto"
A.
Construção da Passarola
B.
O romance de Baltasar e Blimunda
C.
A construção do convento