Icon New game New game

Na quinta do Tio Manel

Video Quiz

Notas ré, mi, sol, lá e si na pauta e na flauta.
Figuras musicais: semibreve, mínima, semínima, colcheia e respetivas pausas.
Compassos: Binário, ternário e quaternário.

Download the paper version to play

Recommended age: 10 years old
6 times made

Created by

Portugal

Top 10 results

  1. 1
    01:13
    time
    100
    score
Do you want to stay in the Top 10 of this game? to identify yourself.
Make your own free game from our game creator
Compete against your friends to see who gets the best score in this game

Top Games

  1. time
    score
  1. time
    score
time
score
time
score
 
game-icon

Na quinta do Tio ManelOnline version

Notas ré, mi, sol, lá e si na pauta e na flauta. Figuras musicais: semibreve, mínima, semínima, colcheia e respetivas pausas. Compassos: Binário, ternário e quaternário.

by Fátima Rodrigues
1

Como se chama a versão original da música?

2

Em que compasso se encontra a musica?

3

Que tipo de pausas aparecem nestas frases da música?

4

Que figuras musicais estavam presentes neste trecho?

5

Quais as notas musicais presentes neste trecho?

6

Como se toca a nota sol na flauta?

Explicação

Acertaste? Boa! Se não acertaste, faz o jogo com calma e vê as vezes necessárias antes de responderes!

Se tiveres dúvidas, não te esqueças de ires rever os compassos...

Recorda: As pausas são silêncios e têm o mesmo nome da figura com o mesmo número de tempos (semínima um tempo - pausa de semínima um tempo. O mesmo se aplica à pausa de mínima e à pausa de semibreve).

Recorda: cada colcheia vale meio tempo. Assim precisamos de duas para completar um tempo.

Se tiveres dúvidas (embora as notas estejam escritas por baixo da pauta) revê o nome das notas na pauta e não te esqueça que: o sol é na segunda linha (onde começa a clave de sol) e que o dó grave e o ré se escrevem fora da pauta (o dó na linha suplementar inferior e o ré junto à pauta).

Esta foi fácil, não foi? Relembra que a mão esquerda com os três dedos e o dedo de trás é a nota sol. A nota dó grave são os orifícios todos tapados. Cada vez que levantas um dedo sobe uma nota na pauta (dó, ré, mi, fá, sol - três dedos, lá, e si (só um dedo da mão esquerda e o de trás). O segundo dedo da mão esquerda e o dedo de trás é a nota Dó agudo.

educaplay suscripción