Autor Vianense memorialista e estudioso das tradições locais de cariz etnográfico e folclórico.
1
Amadeu Costa morreu com quantos anos?
2
Qual foi a sua primeira atividade profissional?
3
Com quantos anos iniciou a trabalhar na Câmara Municipal e qual a sua função?
4
Que tipo de cortejos, Amadeu Costa, planificou na festa Romaria de Nossa Senhora d'Agonia?
Selecione uma ou mais respostas
5
Que nome tem a publicação, que reúne a grande parte dos seus textos relacionados com os trajes regionais, ourivesaria e usos e costumes dos vianenses?
6
Amadeu Costa recebeu uma de ouro de que instituição?
7
Amadeu Costa, já o conhecias este vianense? SIM ou NÃO.
Explicação
Nasceu a 23 de outubro de 1920 e faleceu em 30 de março de 1999, em Viana do Castelo. Natural do bairro da Ribeira, na Rua do Loureiro, troço atualmente denominado Rua Monsenhor Daniel Machado, foi um incansável lutador pela criação de um museu dedicado ao traje regional em Viana do Castelo.
Falecido em 1999, a família, num ato de generosidade, estabeleceu com a autarquia vianense um protocolo de doação de uma valiosa coleção de trajes que pertenciam a Amadeu Costa ao Museu do Traje. Esta doação incluiu 750 peças e 53 de trajes completos, incluindo algibeiras, aventais, saias, coletes, casacas, camisas, lenços, calçado, meias, toalhas e trajes de homem e mulher, enriquecendo o património do espaço museológico.
Amadeu Costa inicia esta atividade ao mesmo tempo que frequentava o ensino técnico profissional na Escola Industrial e Comercial Nun'Álvares, em Viana do Castelo.
Amadeu Costa foi funcionário administrativo na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Os cortejos na festa da Romaria d’Agonia são um verdadeiro museu vivo, envolvendo mais de 3.000 figurantes que através de uma centena de quadros e dezenas de carros alegóricos mostram o melhor de Viana do Castelo. Junta-se a história à etnografia para manter vivas as tradições locais.
Esta publicação existe desde 1978 e procura, numa dinâmica de cadernos temáticos, abordar a história da comunidade vianense.
Amadeu Costa foi condecorado por imensas instituições, destacando-se a medalha de ouro da cidade de Viana do Castelo, com a qual foi agraciado em 1989.
Amadeu Alberto Lima da Costa foi etnógrafo, investigador e dinamizador cultural.
É uma figura incontornável da cultura tradicional de Viana do Castelo pelo estudo e divulgação que dela realizou ao longo de toda a sua vida. Sempre assumiu o seu amor pela divulgação dos usos e costumes locais, mormente o traje à vianesa, além da organização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que ajudou a promover durante cerca de trinta anos, enquanto membro da Comissão de Festas.
Podes consultar alguns dos seus textos na Biblioteca Municipal. Pergunta-nos!
|