New Activity
Play Fill in the Blanks Game
Timor - Leste / Eleições : Observadores destacam profissionalismo de órgãos eleitorais

- Observadores internacionais que estão a acompanhar ____________________ eleições legislativas antecipadas em Timor - Leste destacaram ____________________ ? profissionalismo e dedicação " com que ____________________ responsáveis e as equipas ____________________ órgãos eleitorais estão a preparar ____________________ votação .
- ____________________ avaliação é feita num relatório semanal produzido pela equipa de observadores das organizações norte - americanas International Republican Institute ( IRI ) e USAID que estão a acompanhar as eleições , a que a Lusa teve hoje acesso .
Referindo - se ao ambiente eleitoral na última semana , o relatório explica que alguns líderes partidários têm dirigido críticas aos órgãos eleitorais ____________________ país , a Comissão Nacional de Eleições ( CNE ) e o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral ( STAE ) .
" Os líderes políticos estão a ser mais críticos de outros partidos , com alguns a questionar a credibilidade ____________________ órgãos de gestão eleitoral " , refere o relatório .
" No entanto , os observadores da IRI reportam um alto nível de dedicação e de profissionalismo ____________________ funcionários da CNE e do STAE na condução de atividades de educação de eleitores , na observação de eventos partidários e na formação de funcionários eleitorais para o dia do voto " , sublinha .
- O relatório não se refere em concreto a qualquer força política , mas surge depois ____________________ coligação dos partidos da oposição , a Aliança de Mudança para o Progresso ( AMP ) , ter levantado suspeitas sobre alguns aspetos da preparação ____________________ eleições .
Na semana passada , a AMP publicou na sua página oficial no Facebook um texto em que levanta suspeitas sobre ____________________ ação dos órgãos eleitorais e do Governo na fase de preparação para as eleições antecipadas de 12 de maio .
Com ____________________ título " alerta ao público " , a AMP diz ter " indicações " que levam a " desconfiar " da suposta intervenção de José Ramos - Horta , ministro de Estado , e do ex - ministro Rogério Lobato , na aquisição de urnas para o voto , que chegaram esta semana a Díli .
- Alcino Baris , presidente da Comissão Nacional de Eleições ( CNE ) , considerou ____________________ acusações " falsas e irresponsáveis " afirmando que a vinda ____________________ urnas foi uma necessidade , dado o impedimento de usar as anteriores , que continuam seladas , como determina ____________________ lei .
" Somos um órgão independente e não recebemos indicações de ninguém " , afirmou à Lusa .
( Lusa , 30 de abril de 2018 )