New Activity
Play Fill in the Blanks Game
Parlamento timorense pede medidas urgentes de combate ao plástico

O parlamento timorense ____________________ ( aprovar ) ontem , por unanimidade , uma resolução a apelar ao Governo para ____________________ ( tomar ) medidas urgentes para a proteção do ecossistema e dos recursos naturais , vincando a necessidade de combater o uso do plástico em Timor - Leste .

A resolução destaca que a preservação da biodiversidade e conservação do meio ambiente " ____________________ ( poder ) contribuir para o desenvolvimento do setor turístico sustentável " .

Um dos aspetos destacados ____________________ ( ser ) a defesa do combate ao uso do plástico , iniciativa em que o Governo timorense também ____________________ ( estar ) agora empenhado , tendo prevista uma moratória na importação já a partir de 2019 .

O parlamento ____________________ ( recomendar ) atualmente ao Executivo para ____________________ ( tomar ) " as medidas necessárias com vista à redução do uso do plástico e sua substituição por materiais alternativos " e ____________________ ( assegurar ) a recolha organizada do lixo e a colocação nos espaços públicos e zonas residenciais de contentores separados para depósito dos diferentes resíduos " .

O parlamento defende ainda " ações de sensibilização sobre o impacto para o ambiente e a saúde da colocação de lixos nas ribeiras e mar " e ____________________ ( pretender ) medidas de " sensibilização e de formação nas escolas , aldeias e sucos " sobre a defesa e conservação do ambiente .
( . . . )
( Fonte : Lusa / out . 2018 , adaptado )