New Activity
Play Fill in the Blanks Game
Parlamento timorense aprova medidas de proteção ambiental

O Parlamento Nacional de Timor - Leste ____________________ ( aprovar ) ontem , por unanimidade , uma resolução no sentido de proteger o ambiente e os recursos naturais do país , através de medidas de combate ao lixo e ao consumo de plástico .

O texto ____________________ ( ser ) proposto pelos deputados das duas maiores bancadas , por Fernanda Lay , do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense ( CNRT ) - da coligação do Governo - e Francisco Branco , da Frente Revolucionária do Timor - Leste Independente ( Fretilin ) , na oposição .

Francisco Branco ____________________ ( dizer ) que a resolução é uma postura " política " que pretende reforçar a necessidade de implementar as regras existentes , o que ____________________ ( exigir ) agora responsabilidade do Governo , mas também do apoio do resto da sociedade .

Posição ecoada por Fernanda Lay que ____________________ ( relembrar ) que é importante ____________________ ( combater ) o lixo nas suas várias formas e ____________________ ( travar ) o consumo de plástico , como o das flores artificiais , árvores de natal e outros materiais , vendidos em muitas das lojas de Díli .
( . . . )
No mês passado , o Secretário de Estado do Ambiente , Demétrio de Amaral de Carvalho , ____________________ ( anunciar ) que o Governo timorense queria aprovar até dezembro uma moratória sobre a importação de plástico e ia trabalhar com o setor privado para ____________________ ( encontrar ) produtos e medidas alternativas .

O plástico ____________________ ( ser ) um dos maiores problemas ambientais no sudeste asiático , com os oceanos da região a ____________________ ( registar ) elevados níveis de poluição deste tipo de lixo , que ____________________ ( continuar ) a aumentar significativamente . Vietname , Filipinas e Indonésia ____________________ ( estar ) entre os maiores poluidores de plástico do mundo .

Fonte : Lusa , 2018 ( adaptado )