Icon New game New game

Formação de Portugal

Fill in the Blanks

Desde os primeiros povos à Formação do Condado Portucalense.

Download the paper version to play

149 times made

Created by

Portugal

Top 10 results

There are still no results for this game. Be the first to stay in the ranking! to identify yourself.
Make your own free game from our game creator
Compete against your friends to see who gets the best score in this game

Top Games

  1. time
    score
  1. time
    score
time
score
time
score
 
game-icon

Fill in the Blanks

Formação de PortugalOnline version

Desde os primeiros povos à Formação do Condado Portucalense.

by Graciela Sousa
1

surgiram os lusitanos Paz rei Castelo Ibérica tornar batalhas passou Batalha primeiro chamar Norte Espanha sua chamaram Ibérica que

Portugal tem um País vizinho que é a . Juntos , formam a Península . A Península Ibérica é habitada há muitos milhares de anos .
Os Povos que habitavam a Península Ibéria eram nómadas , viviam da caça , da pesca e dos frutos silvestres , portanto não estavam sempre no mesmo lugar . Com a descoberta da agricultura , estes povos vão - se fixando junto dos rios e das terras mais férteis e constroem povoados .
Os primeiros povos a habitar a Península foram Iberos , razão pela qual se chama a Península Ibérica .
Eles viviam em povoados e dedicavam - se à agricultura e à pastorícia . Mais tarde , apareceram Fenícios , Gregos e Cartagineses , que eram navegadores e comerciantes . Foram eles quem criaram o alfabeto .
Mais tarde , os Celtas vieram e construíram os castros , que eram povoações protegidas . Trabalhavam os metais e eram óptimos ourives .
Da mistura de todos estes povos , os Lusitanos , que habitavam na Lusitânia . Eram guerreiros e viviam em tribos , dedicando - se à agricultura e à pesca .
Mais tarde , apareceram na Península os Romanos , que vinham de Roma . Deixaram por cá os seus costumes e a sua língua . Construíram pontes , estradas monumentos . Os Lusitanos tentaram expulsar este povo . Um dos grandes chefes foi Viriato , célebre pela forma como combateu os exércitos romanos .
Também por cá passaram os Suevos , os Visigodos e , por fim , os Mouros que vieram do de África .
Na Península Ibérica havia povos cristãos que queriam expulsar os Mouros ou Muçulmanos .
As terras do norte da Península tinham um - D . Afonso VI . Este Rei , para expulsar os Mouros , pediu ajuda a cavaleiros cristãos vindos de outros reinos , como a França , e lutou contra os Muçulmanos para lhes conquistar as terras .
Após a primeira vitória sobre os Muçulmanos formaram - se os reinos de Leão , Castela , Navarra e Aragão .
Entre os cavaleiros que lutaram ao lado de D . Afonso VI , houve um que se destacou nas , D . Henrique de Borgonha . Para o compensar pela ajuda prestada o rei deu - lhe a filha D . Teresa em casamento . Casaram e foram viver para o de Guimarães . Tiveram um filho a Afonso Henriques .
D . Henrique sonhava tornar o Condado Portucalense independente , mas morreu sem o conseguir .
Ocupou o lugar do pai , D , Afonso Henriques , só que como este tinha apenas 3 anos de idade , a sua mãe D . Teresa passou a governar o Reino .
D . Afonso Henriques ao completar dezasseis anos de idade , e com o sonho de o Condado Portucalense independente , tentou tomar pela força o governo do Condado . Lutou contra a sua própria mãe , D . Teresa e derrotou - a na de S . Mamede , em 1128 , perto de Guimarães .
Em 1143 , D . Afonso VI assina um tratado de ( Tratado de Zamora ) , com D . Afonso Henriques .
Nesse tratado o rei D , Afonso VI aceita a Independência de Portugal . O Condado Portucalense passou a - se Reino de Portugal e D . Afonso Henriques a ser o 1º REI DE PORTUGAL .

educaplay suscripción