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1. 
Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente
A.
É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com o inesperado de cada situação
B.
O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
C.
É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal
D.
A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas
2. 
Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença, Brígida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Analise as informações abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas características não descrevam adequadamente a personagem.
A.
O Frade representa o clero decadente e é subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima.
B.
O Diabo, capitão da barca do inferno, é quem apressa o embarque dos condenados; é dissimulado e irônico.
C.
O Anjo, capitão da barca do céu, é quem elogia a morte pela fé; é austero e inflexível.
D.
O Corregedor representa a justiça e luta pela aplicação integra e exata das leis; leva papéis e processos.
3. 
Considerando a peça Auto da Barca do Inferno como um todo, indique a alternativa que melhor se adapta à proposta do teatro vicentino.
A.
Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem, lembrando-lhe que tem uma alma para salvar.
B.
As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal.
C.
Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza.
D.
Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico.
4. 
Sobre o Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente, é incorreto afirmar:
A.
O autor apresenta severa crítica à prepotência e tirania dos nobres, e à desonestidade e corrupção dos homens da lei.
B.
Na luta entre o Bem e o Mal são favorecidos aqueles que em vida pertenceram à classe social privilegiada.
C.
O diabo atua como agente crítico, que revela as mentiras e falsidades das personagens.
D.
O autor vale-se do tema do Juízo Final para estabelecer uma crítica à sociedade, fazendo desfilar em cena os tipos sociais identificados através de suas qualidades e defeitos.
5. 
Em relação ao Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, considere as seguintes afirmações. I. Trata-se de um grande painel que satiriza a sociedade portuguesa do seu tempo. II. Representa a transição da Idade Média para o Renascimento, guardando traços dos dois períodos. III. Sugere que o diabo, ao julgar justos e pecadores, tem poderes maiores que Deus. Quais estão corretas?
A.
Apenas I
B.
Apenas I e II
C.
Apenas I e III
D.
Apenas II e III
6. 
Seu teatro caracterizou-se, antes de tudo, por ser primitivo, rudimentar e popular, muito embora tenha surgido e se desenvolvido no ambiente da corte, para servir de entretenimento nos animados serões oferecidos pelo rei. Entre suas obras destacam-se Monólogo do vaqueiro, Floresta de enganos, O velho da horta, Quem tem farelos? e a Trilogía das Barcas. Trata-se de:
A.
Gil Vicente
B.
José de Alencar
C.
Machado de Assis
D.
Martins Pena