New Activity
Play Quiz
1. 
A coligação do Governo timorense ………… ontem que propôs ao primeiro-ministro a não renovação do mandato de Mari Alkatiri como presidente da Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) e da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA).
A.
anunciava
B.
anuncia
C.
tem anunciado
D.
anunciou
2. 
Essa posição foi aprovada, por unanimidade, na reunião de dois dias dos três partidos que ……………. a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), que ……………. no passado fim de semana, informou oficialmente a coligação
A.
integraram …. decorreu
B.
integram …. decorreu
C.
integram … decorreram
D.
integra … decorre
3. 
“A AMP reitera a posição de cumprir o compromisso eleitoral de 2018 de não reconduzir o mandato do atual presidente da RAEOA. [Nós] .............. agora ao senhor primeiro-ministro Taur Matan Ruak para ...................... o Presidente da República sobre a decisão”, refere uma das resoluções debatidas e aprovadas no encontro.
A.
Apelarmos … informa
B.
Apelámos … informar
C.
Apelamos … informar
D.
Apelávamos … informou
4. 
Xanana Gusmão, líder do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), o maior partido da AMP, ………… ausente do encontro onde …………….. membros do Governo, deputados e dirigentes do CNRT, do Partido Libertação Popular (PLP) e do Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO).
A.
estiveram … esteve
B.
estava … esteve
C.
está … estiveram
D.
esteve … estiveram
5. 
“Ele [Xanana Gusmão] ficou contente com os resultados da reunião. [Eu] ………….. com ele ontem e hoje e falámos”, disse à Lusa o número dois do CNRT, o secretário-geral Francisco Kalbuadi Lay. “Eu …………….. lá a representá-lo”, acrescentou.
A.
Estive … estou
B.
Estive … estava
C.
Estou … estava
D.
Tenho estado … estive
6. 
Da reunião …………… várias resoluções, incluindo o reafirmar da confiança na liderança de Xanana Gusmão em Taur Matan Ruak no cargo de primeiro-ministro e no Conselho Diretivo da AMP, para “……………. a comunicação entre o Parlamento Nacional e o Governo trabalhar em prol do bem-estar” do povo timorense.
A.
saíram … facilitar
B.
saiu … facilitar
C.
têm saído … facilita
D.
saíam … facilitava
7. 
O encontro ………….. igualmente para ……………. o trabalho de Xanana Gusmão no processo de desenvolvimento do projeto de um gasoduto do Mar de Timor para Timor-Leste, para concretizar a “soberania total” e a “sustentabilidade económica” do país.
A.
serve … destacar
B.
serviu … destacar
C.
serviu… destacou
D.
tem servido … destaca
8. 
Mari Alkatiri …………….. a RAEOA – ZEEMS desde 2014 e ……………… o seu mandato em julho deste ano.
A.
tem liderado … terminou
B.
liderou … vai terminar
C.
tem liderado … vai terminar
D.
lidera … terminava