Breve glossário teatral, corte de uma sala de teatro, entrevista com Fernanda Montenegro
1
ato, ator, ação, aparte, autor
Ato Cada uma das divisões de uma peça de teatro, que exige mudança de cenário. Um intervalo marca a passagem de um ato a outro. Ator Aquele que representa uma ou mais personagens numa peça de teatro. Ação Assunto, enredo, intriga, história (s) de uma peça de teatro. Aparte Falas de uma personagem que, segundo as convenções (regras) teatrais, se destinam a ser ouvida pelo público e não pelas outras personagens. Autor/ Dramaturgo Autor da peça.
2
Bastidores, Cena, Cenógrafo
Bastidores Espaços por detrás e ao lado do palco, fora da vista do espectadores, onde os atores esperam pela sua entrada e onde se guardam os adereços e outros materiais. Cena Subdivisão de um ato. Em cada cena, sai uma personagem ou entra outra. Cenógrafo Responsável pela criação/execução dos cenários.
3
Cenário, Comédia, Contrarregra, Contracenar
Cenário Lugar onde decorre a ação. O cenário pode ser construído em tela ou em outros materiais e situa o espetador na época e no lugar em que a história se passa. Comédia Peça de teatro de crítica social. O seu objetivo é fazer rir o espetador. Contrarregra Aquele que marca a entrada dos atores em cena. Contracenar Representar em contracena. Contracena significa estar fora da cena principal. Enquanto algumas personagens dialogam realmente, outras, em contracena, fingem dialogar para atingir determinado objetivo.
4
Caracterizador, Didascália, Deixa, Diretor
Caracterizador (a) Pessoa que caracteriza, que cria no ator uma face consentânea ao papel que ele vai desempenhar. Vários recursos/materiais são utilizados para alterar uma face. Didascália Indicação cénica que se refere à caracterização (atitudes) das personagens em vários momentos da peça, à sua movimentação em cena (entrada, saída, etc.), aos lugares em que se passa a história e ao tempo em que ela decorre. Deixa Palavra ou palavras do fim da fala de uma personagem, que determinam quando a outra personagem deve iniciar o seu discurso/a sua fala. Diretor (a) Responsável máximo por uma companhia de teatro.
5
Encenador, Figurinista, Fotógrafo
Encenador (encenação) Aquele que idealiza o espetáculo teatral, dirigindo os atores nos seus papeis, levando à cena um texto original ou adaptação de um original. Figurinista Técnico de teatro que se ocupa dos modelos, dos figurinos (vestuário, maquilhagem, penteado e outros complementos). Fotógrafo (fotografia) Técnico de teatro que se ocupa dos modelos, as cenas de uma peça de teatro. Pode acumular com as funções de operador de vídeo.
6
Guarda-roupa, Luminotécnico, Produtor
Guarda-roupa Conjunto de trajes que são pertença de uma companhia de teatro para desempenho dos atores em diferentes peças. Luminotécnico O responsável pela iluminação, pelo efeito das luzes em cena. Produtor (produção) Cargo que tem como objetivo organizar, coordenar a realização de uma obra artística.
Palco Parte do teatro onde os atores representam. Ponto Pessoa que, durante a peça e escondida ao público, lê o texto, em voz baixa, aos atores quando eles se esquecem das suas falas. Público Pessoas que assistem à representação de uma peça de teatro.
8
Papel, Sonoplasta, Teatro
Papel Parte da peça teatral que compete a cada ator desempenhar. Sonoplasta (sonoplastia) Pessoa responsável pela seleção e execução dos efeitos acústicos que constituem o fundo sonoro de uma peça de teatro. Teatro Lugar onde se representam peças de teatro; conjunto das obras dramáticas de um autor ou de um país; arte de representar; profissão de ator ou de atriz; fingimento.
10
entrevista com uma atriz
|